O que é ter fome?

Fiz uma pequena pesquisa e deparei-me com itens como: 

- sumo para perder a fome; 
- remédio natural para tirar a fome; 
- alimentos para quem tem sempre fome...

Assustador!!!

A Ritinha disse-me: "só comes se tiveres fome". Certo!... Mas, o que é ter fome? É sentir que "já comia qualquer coisa" ou esperar por aquele aperto de "estou esfomeada"?  

Ora então... Fome vem do latim Fames. E Fames é a deusa romana da Fome (faz sentido). 

O dicionário diz-nos que fome é (infopedia): 

  1. Sensação provocada pela necessidade de ingerir alimentos; 
  2. Estado de pessoa que não se alimenta suficientemente; subalimentação;
  3. Falta de alimentos numa região ou país; miséria;

Até agora continuo sem perceber se estou com fome e se devo comer, principalmente porque quanto mais leio, mais me apercebo que usamos erradamente a palavra FOME. Ou que, pelo menos, "ter fome" é diferente de "fome" em si. 
Normalmente, a fome está relacionada com factores mais importantes do que este que eu coloco. Falam-se em níveis de fome e indicadores, em índice global da fome (GHI), cálculo do GHI, tendências do GHI... é uma área muito mais significativa do que a minha interrogação. 

"Ter fome"... é um assunto bem diferente. O que eu quero perceber é se tenho fome ou se estou apenas a sentir vontade de comer porque é hábito comer a esta hora? 

O Whole 30 diz que se devem reduzir as refeições a apenas três, no entanto, o objectivo não é passar fome, mas reequilibrar o nosso organismo. Com isto, pergunto: o que é ter fome?

Comentários