Os finais de tarde com... GIN

Bom, não são só as dietas do paleolítico que estão na moda. Desde há uns anos para cá que a moda do gin veni, vidi, vici

Mas remontemos aos passado. 
Lembro-me de o meu pai pedir um gin tónico e o barman trazer a bebida num copo comprido apenas com gelo e limão. Lembro-me de que a marca, talvez mais vendida e mais barata, também, era o Gordon's. E fazia-se a festa!!!

Hoje, há todo um ritual para fazer gin e marcas a nascer nas hortas. 
Há todo uma gama de acessórios necessários à sua realização: o shaker, o coador, as pinças de gelo, a colher de mistura comprida, o medidor, etc.. A isto juntam-se as especiarias, também em grande número. Vejamos: bagas de zimbro, cardamomo, casca de noz moscada, anis estrelado, malva, pimenta rosa... Não pára! Há até packs ou kits muito bonitos e apresentáveis à venda a quantias estúpidas. Estúpida é também a quantia que se paga por um gin num bar nos dias que correm. Nada melhor do que comprar uma garrafinha e bebericar descontraidamente com uns aperitivos salgados.

Moda ou não, caros ou não, com mais ou menos floreados, o gin ganhou um rumo monstro. Temos gins portugueses já, o Sharish, mas há sempre quem prefira os clássicos Beefeater, Segrams, Hendrick's ou Tanqueray. 

Cada marca sugere diferentes acompanhamentos. Há os que se bebem melhor com fruta como morangos ou frutos silvestres, outros que são mais apreciados com cascas de laranja, limão ou toranja, há também os que pedem hortelã e qualquer um ficará bem simples.

Nasceu também uma nova gama de águas tónicas. Vemos no supermercado uma série de novas marcas que se juntam ao gin e aos ingredientes fazendo um GIN PERFEITO.   

As festas, os eventos, as saídas têm como ingrediente imperativo: o Gin. Fica bem estar a passear pelo bar com um copo balão cheio de fruta e flores lá dentro. 
Há workshops, há cursos, até há o Dia Nacional do Gin Tónico, a 25 de Junho, que reúne sempre uma data de estabelecimentos para a celebração. Há sempre motivo para festa, Há sempre motivo para beber Gin. O importante é: se beber, não conduza!
  

Comentários